Artigos e Notícias -voltar-
A Luta dos Povos Tradicionais na Diocese de Santa Cruz do Sul
Créditos foto: Arquivo Full Width Post Format
Um dos avanços mais importantes dos últimos anos em nosso país é o reconhecimento das populações Quilombolas e Indígenas ao direito a demarcação de seus territórios. Reconhecimento conquistado com muita luta e sacrifício, e é importante que se diga que cada comunidade Quilombola ou Aldeia Indígena foi reconhecida por mérito da luta e da resistência destes povos. Mas há muito o que fazer, infelizmente nada destas conquistas está garantida ainda, é preciso dar força e apoio pleno para a vida destes povos. Mas há uma luta ainda maior sendo enfrentada no dia a dia, é literalmente a luta pela vida, pois estes povos são vítimas cotidianos de desrespeitos, preconceitos, racismo e violência a exemplo do que aconteceu com o pequeno Vitor Pinto, indiozinho Kaingang de 2 anos, assassinado brutalmente no colo de sua mãe enquanto mamava, em uma rodoviária de Imbituba-SC, lembrar também do que aconteceu em Estrela quando 4 meninas Kaingang morreram na margem da BR 386, enquanto esperavam o ônibus para irem a escola, quando o rodado de um caminhão lhes atingiu em cheio. Por que uma mãe indígena não pode ser feliz amamentando seu filhinho? Por que o ônibus escolar não buscou as crianças dentro da Aldeia que era o solicitado? Reflexões iniciais para que nos colocamos no lugar deste povo e sintamos o seu sofrimento.
Aqui na Diocese de Santa Cruz do Sul-RS procuramos dar apoio a luta destes povos, para que sejam respeitados como cidadãos brasileiros acompanhando Quilombolas e Indígenas. Na área de abrangência da Diocese existe o Quilombo da Quadra em Encruzilhada do Sul, Quilombo Rincão dos Negros de Rio Pardo, Quilombo São Roque de Arroio do Meio, Quilombo de Vale Verde e a Aldeia Foxá de Índios Kaingang em Lajeado. A CPT juntamente com a Cáritas e o CIMI realizou o 3º Encontro de Comunidades Tradicionais no dia 24 de outubro de 2015 no Quilombo Rincão dos Negros, foi um momento importante de fortalecimento de toda esta luta.

Ações que aconteceram no decorrer de 2015:
Quilombo Rincão dos Negros – Acompanhamento através de visitas e reuniões onde se tratou dos projetos de habitação encaminhados junto ao governo do estado e federal, projetos de apoio estrutural para a Associação Comunitária Quilombola Jacinta Souza equipamentos e cadeiras para o salão da comunidade e implementos agrícolas. Um destaque é aquisição de sementes ecológicas de hortaliças da Bionatur para o cultivo das hortas familiares e o recebimento de cestas básicas conseguidas através da Fundação Palmares para cada família. O incentivo a produção ecológica de hortaliças nas famílias bem como proporcionando que algumas famílias participassem do 15ºEncontro Diocesano de Sementes Crioulas realizado em 29 de julho em Progresso.
Quilombo São Roque – neste ano foi o repasse de sementes de hortaliças ecológicas para apoio as hortas familiares bem como aquisição de uma junta de bois com apoio da Cáritas RS para auxiliar as famílias no cultivo de suas terras.
O Quilombo da Quadra e o Quilombo de Vale Verde será como meta de 2016 acompanhá-los e integrá-los junto aos demais através do 4ªEncontro de Comunidades Tradicionais que acontecerá em 2016.
Aldeia Foxá – proporcionando espaço de divulgação da cultura e do artesanato na Romaria da Santa Cruz e também nos Encontros Diocesanos de Sementes Crioulas. Além disso, a equipe realizou visitas as famílias prestando apoio e auxilio no cultivo de hortaliças na Aldeia, neste sentido é importante destacar que a CPT juntamente com as Irmãs da Divina Providência de Lajeado em dezembro realizaram varias reuniões e visitas, disponibilizando mudas, sementes e ferramentas para trabalhar com a terra. Em uma destas reuniões a equipe convidou a Emater de Lajeado para esclarecer sobre o andamento de projetos encaminhados e que estavam demorando para acontecer, projeto este que segundo o técnico da Emater em breve vai ser posto em prática com mais estrutura para melhorar a produção de alimentos e a venda do artesanato. O fundamental é que esta soma de esforços está fortalecendo a Aldeia.
Autor: Maurício Queiroz e Oldi Helena Jantsch