Artigos e Notícias -voltar-
44ª Romaria da Terra está com equipes definidas
Créditos foto: Reprodução Full Width Post Format
Na tarde de 09 de novembro, cerca de 50 pessoas se reuniram no Salão Comunitário da Paróquia São Paulo Apóstolo de Ilópolis para formação das equipes da 44ª Romaria da Terra. As pessoas que vieram de outros municípios se encontraram às 11h30m na Casa Paroquial para um gostoso almoço oferecido pela Paróquia. Às 13 horas, já com representantes de todas as comunidades da paróquia de Ilópolis e do poder executivo do município, a equipe de animação fez um ensaio do Hino da Romaria e dos cantos da Romaria. A seguir, Luis Antônio da CPT estadual deu início à reunião, passando a palavra ao Pe. Roque Hammes que, em nome da Diocese saudou os participantes e reforçou a importância da Romaria para a Igreja local. O prefeito municipal, senhor Edmar Pedro Rovadoschi, convidou os participantes a aproveitarem a tarde para preparar uma boa acolhida aos romeiros que participarão no dia 1º de março de 2022. Pe. Clécio retomou os passos já dados desde o momento em que a Diocese recebeu os símbolos da Romaria em 2019. Frei Wilson Dalagnol apresentou o histórico e a espiritualidade das Romarias da Terra. Maurício Queiroz e Cleber falaram sobre o tema (Agricultura familiar e agroecologia). Depois disso foram constituídas as equipes da Romaria: Coordenação Geral, Comunicação e Imprensa, Secretaria, Liturgia e Ornamentação, Animação e Canto, Recepção, Infraestrutura (montagem do palco e das tendas, banheiros, sonorização, copa e cozinha, saúde, água e chimarrão, estacionamento, segurança, sinalização). A infraestrutura, basicamente, ficará ao encargo de Ilópolis.
A programação da Romaria começará no Trevo Central de Acesso à cidade de Ilópolis, às 8h30m. De lá os romeiros caminharão até o Parque do Ibama onde se desenvolverá a programação do dia, com missa, apresentações artísticas, tendas de alimentação, tendas de visitação ... O encerramento será às 16 horas.
Ao final da reunião foram distribuídos as revistas e os cartazes da Romaria, que deverão ser repartidos entre as 18 dioceses do Rio Grande do Sul e as paróquias da Diocese de Santa Cruz do Sul.  
A próxima reunião da coordenação geral com todas as equipes será no dia 28 de janeiro. Até lá as equipes deverão trabalhar.
Autor: Pe. Roque Hammes