Artigos e Notícias -voltar-
Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa é celebrado em 15 de junho
Full Width Post Format

Em tempos de pandemia a data ganha ainda mais relevância devido ao aumento das denúncias de crimes contra pessoas que estão fragilizadas, sofrendo negligência, abandono, abuso, violência física e psicológica.

Uma pessoa idosa merece todo o nosso respeito. Mas infelizmente nem todos pensam assim, tanto é que a Organização Mundial da Saúde (OMS) teve que criar o Dia Mundial da Conscientização contra a Pessoa Idosa, hoje 15 de junho.

Tem aumentado o número de casos de violência contra essa parcela da população, e há fatores que explicam isso, como o aumento da população idosa, o encorajamento de realizar as denúncias e o terceiro fator veio no ano passado com a Pandemia do Covid-19.

As medidas de isolamento social levam os idosos a passarem mais tempo com os agressores, prova disso é que aumentou o número de denúncias através do disque 100, que funciona 24h por dia. O disque 100 preserva a privacidade do denunciante.

Mas o que seria um caso de violência contra o idoso?

Podemos citar em primeiro lugar a violência física que inclui abusos e maus tratos físicos como empurrões, socos entre outras formas de agressão. Tem também a negligência ou o abandono que também é uma forma de violência por parte dos familiares ou por parte das Instituições de Assistência a Idosos, cuidados de higiene, frio, fome ou calor. Outro tipo de violência contra os idosos é a econômica, familiares, conhecidos ou até mesmo desconhecidos fazem uso indevido do dinheiro e dos bens adquiridos com o suor de uma vida inteira sem o consentimento do idoso.

Mas hoje você pode fazer muita coisa para demonstrar respeito, carinho, amor, consideração.

Autor: Maria Raquel Silva Fagundes Presidente do CMI