Artigos e Notícias -voltar-
Os 28 Anos da Escola de Jovens Rurais-EJR!
Full Width Post Format
Nenhum projeto avança ou tem perspectivas de futuro se não incluir no processo de organização e planejamento os jovens. A Agroecologia estará com os dias contados e toda esta luta em defesa das sementes crioulas também se não formos capazes de encantar, de cativar e sobretudo de encorajar os jovens nesta luta. Por isso a Escola de Jovens Rurais-EJR é fundamental e nestes 28 anos de história tem sido através desta juventude que a ideia da agroecologia é multiplicada e vai avançando mais e mais a cada dia.
Em 1992 nasceu um dos mais belos projetos de formação de nossa Diocese, a Escola de Jovens Rurais. Como o próprio nome diz ela é voltada a juventude da roça, na perspectiva de uma formação de novas gerações de agricultores e agricultoras tendo a agroecologia como horizonte, alicerçado também no associativismo e cooperativismo e com a mística e pastoral como inspiração.
A EJR busca proporcionar a jovens da roça uma formação integral, fortalecendo a sua identidade e despertando para a agricultura ecológica e para o trabalho em grupo.  Inspirada na mística e na espiritualidade pretende contribuir na construção da consciência crítica e na convivência comunitária buscando encorajar a juventude   do campo a lutar unida por direitos e dignidade.
Na Escola de Jovens Rurais se aprende:Técnicas de cultivo ecológico, Elaboração de biofertilizantes, adubos naturais e caldas, sobre Associativismo e cooperativismo, Alternativas de renda e economia na propriedade, Como elaborar e colocar em prática projetos e sobre meio ambiente.
Quando vai começar?
  • Período de inscrições - dezembro 2020 a março 2021.
  • Reuniões com os inscritos nas regionais - março 2021.
  • Etapas Comunitárias (2) - abril, junho, setembro 2021.
  • Etapas de Integração  (3) - julho, outubro e novembro 2021
  • Contato para inscrição e mais detalhes - 051 9 96430119 e-mail mauricioq@mx2.unisc.br