Artigos e Notícias -voltar-
Os desafios de envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas
Créditos foto: PASCOM/ASDISC Full Width Post Format
A Ação Social Diocesana de Santa Cruz do Sul – ASDISC, participou da 6ª Conferência Municipal da Pessoa Idosa, realizada no dia 11 de março de 2019 nas dependências da UNISC. Participaram em torno de 120 pessoas, usuários da política, representantes de entidades prestadoras de serviço, trabalhadores da área e órgãos governamentais.
Pela manhã foi aprofundado o tema da Conferência “Os Desafios de Envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas Públicas” com a assessora Jussara Hauth presidente do Conselho Estadual do Idoso, falou sobre o papel da sociedade e do poder público na assistência ao idoso. O encontro teve como objetivo principal debater os desafios do envelhecimento e o papel das políticas públicas no contexto atual.
Na parte da tarde a discussão se deu a partir dos seguintes eixos temáticos: 1) Direitos Fundamentais na Construção/Efetivação das Políticas Públicas. Subeixos: Saúde, Assistência Social, Previdência, Moradia, Transporte, Cultura, Esporte e Lazer; 2) Educação: assegurando direitos e emancipação humana; 3) Enfrentamento da Violação dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa e 4) Os Conselhos de Direitos: seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas.
Ao final da Conferência Municipal do Idoso foram escolhidos os delegados que irão participar da Conferência Estadual que será em Porto Alegre.
Autor: Maria Raquel Fagundes, Assistente Social - ASDISC