Artigos e Notícias -voltar-
Povos e Comunidades Tradicionais
Créditos foto: CPT Diocesana . Full Width Post Format

Povos e Comunidades Tradicionais

 

                Aconteceu em 12 de setembro de 2018 o 6ºEncontro de Povos e Comunidades Tradicionais em Rio Pardo no Quilombo Rincão dos Negros. Com a presença de 145 participantes Quilombolas e Indígenas, do Quilombo Rincão dos Negros de Rio Pardo, Quilombo São Roque de Arroio do Meio e da Aldeia Indígena Foxá da etnia Kaingang de Lajeado. O encontro foi organizado pela CPT Diocesana com apoio da CPT-RS e teve como objetivo “Fortalecer a luta e o protagonismo dos povos tradicionais”.

            De acordo com o Decreto 6040, os povos e comunidades tradicionais são definidos como "grupos culturalmente diferenciados e que se reconhecem como tais, que possuem formas próprias de organização social, que ocupam e usam territórios e recursos naturais como condição para sua reprodução cultural, social, religiosa, ancestral e econômica, utilizando conhecimentos, inovações e práticas gerados e transmitidos por tradição". Tais como, Quilombolas, Indígenas, Pescadores Artesanais, Quebradeiras de Coco, Ribeirinhos, Seringueiros, Marisqueiros, Açorianos entre outros.

            Encruzilhada do Sul tem 2 Quilombos, o Quilombo da Quadra e o Quilombo Medeiros, em Rio Pardo o Quilombo Rincão dos Negros e o Quilombo da Cruzaltinha, já em Vale Verde o Quilombo Santos Rocha, e em Arroio do Meio o Quilombo São Roque e em Lajeado a Aldeia Indígena Foxá. Povos que lutam pelo respeito e o reconhecimento dos direitos e a demarcação de seus territórios.

            O encontro proporcionou trocas de experiências entre os participantes, apresentações culturais e trocas de sementes crioulas e mudas de frutas. O próximo encontro será em setembro de 2019 na Aldeia Indígena Foxá de Lajeado.      Por – CPT Diocesana –

Texto Maurício Queiroz.

Autor: Maurício Queiroz Fonte: CPT Diocesana .