Artigos e Notícias -voltar-
Campanha Internacional – “Compartilhe a Viagem.”
Créditos foto: Irene C. Ferrari Full Width Post Format

Campanha Internacional – “Compartilhe a Viagem.”

          A Campanha Mundial da Cáritas Internacional “Compartilhe a Viagem. ” É dedicada a conscientização e informação a respeito da IMIGRAÇÂO E REFÙGIO, para dar maior atenção aos Migrantes, Refugiados, Culturas e etnias que vieram de outros países.
Como gesto simbólico desta campanha a Caritas Brasileira propôs que malas passem por todo o território nacional a partir da ação dos seus regionais, para promover encontros, rodas de conversa, orações, escuta! A proposta é que sejam recolhidas histórias concretas de irmãos e irmãs migrantes e refugiados que estão em nosso país, em busca de uma vida mais digna.

  Na Diocese de Santa Cruz do Sul a mala ficou de 06 a 11 de agosto com o objetivo de recolher histórias concretas de migrantes e refugiados que estão no Brasil em busca de uma vida mais digna, além de conter também objetos, desenhos, símbolos…. Em solo gaúcho, a iniciativa já passou por Rio Grande, Pelotas, Bagé e Santa Maria.

 A Campanha “Compartilhe a Viagem” pretende contribuir para a construção de comunidades mais fortes e sociedades inclusivas. A mobilização promove a “cultura do encontro” ampliando os espaços e oportunidades para que os refugiados e migrantes se unam e aprendam uns com os outros.  Em Santa Cruz do Sul, a ASDISC esteve à frente da Campanha que contou com várias atividades entre elas: Chegada da mala na sede da entidade, café solidário com famílias de haitianos em Venâncio Aires, momentos de oração e confraternização em Rio Pardo, além da roda de conversa promovida na Escola Anchieta em Vera Cruz, juntamente com o haitiano Jean Mara Lafortune que se propôs a contar um pouco de sua história aos alunos da escola. Foram dias de muito aprendizado e trocas de experiências. Após encerramento com benção de envio a mala segue seu destino recheada de saberes, desenhos, histórias, objetos para a Diocese de Cruz Alta.

              Agradecemos por esta oportunidade de aprendizado e contribuição para um mundo melhor sem discriminações, com mais aceitação das diversas etnias, raças e costumes. E de braços abertos acolhemos os haitianos e imigrantes, como gostaríamos que fossemos acolhidos em outros países.

 

Autor: Maria Raquel Fagundes. Fonte: ASDISC