Artigos e Notícias -voltar-
Visita Avaliativa dos Representantes da Misereor
Créditos foto: Tainá Petrini Full Width Post Format
Dia 18 de abril a ASDISC acolheu um grupo de Pessoas representantes de várias instituições com o desejo de repercutir os reais efeitos do denominado Projeto Misereor. Sim porque durante aproximadamente vinte anos a Igreja Católica e Governo Alemão mantiveram um convênio entre a Mitra Diocesana de Santa Cruz do Sul e a Instituição Misereor com a finalidade de apoiar o Projeto de Agroecologia, Projetos Alternativos comunitários de produção e renda e Saúde Alternativa. O convênio era celebrado com a Mitra e essa encarregou a Ação Social Diocesana para executá-lo. Para tal repassava os recursos para duas pessoas contratadas e valores para alimentação de encontros e combustível. A Asdisc assumirá todo restante da logística pela execução e prestação de contas.
Um grupo bem competente e muito comprometido de pessoas criaram a Escola de Jovens Rurais que lá atendeu mais de mil participantes nesse longo tempo; Grupos associativos e comunitários receberam inúmeras visitas para orientação sobre produção agroecológica sem agrotóxicos, mas adubo orgânico e com sementes crioulas; inúmeros grupos de Saúde Alternativa cultivavam hortos medicinais e faziam pomadas essências medicinais; iniciou nesse período a realização dos encontros diocesanos de sementes crioulas, nesse ano em sua 17ª edição. Através desse serviço de assessoramento e acompanhamento tornaram-se muito conhecidas e estimadas, principalmente, as pessoas do Maurício, da Oldi e outras também. Quando em 2008 finalizou o convênio, motivados ao alemães pelas notícias de melhoria das condições sociais e econômicas do Brasil, o bispo Dom Canísio e o grupo coordenador administrativo da diocese reunido com a direção da Asdisc e os encarregados do Projeto decidiu que a Mitra assumiria as despesas trabalhistas de duas pessoas e cedeu a sala 503 do prédio JH Santos na Ramiro Barcelos 1017 para sede da Ação Social Diocesana de Santa Cruz do Sul. O grupo reunido era formado por Kurt Dahm pela Misereor, Írio Conte avaliador externo, Eliane e Marines representantes da Cáritas Regional RS, Frei Albano Presidente da Asdisc, Raquel e Tainá da Secretaria e o Maurício e a Oldi.
Após a partilha da continuidade dos serviços e projetos anteriormente integrantes do Projeto Misereor, o grupo visitante manifestou alegria pelo que foi partilhado. Já os responsáveis pelas Cáritas acolheram o desafio de promover reuniões nas instâncias Nacional, Regional e Locais com as pessoas responsáveis pelos Fundos de Solidariedade com o desejo de torná-los mais próximos da realidade.
Para finalizar Frei Albano coordenou um pequeno momento de Avaliação com muitos destaques positivos, dirigiu pequeno momento de espiritualidade com súplica de bênção por intercessão de Maria Senhora de Aparecida, SÃO João Batista e o Anjo da Guarda para todos retornarem para suas localidades.
Autor: Raquel Fagundes e Frei Albano Roberto Bohn