Notícias da Santa Teresa -voltar-
Carta da Romaria da Terra
Créditos foto: CNBB SUL 3 Full Width Post Format
No dia 5 de março, em Itacurubi, Diocese de Uruguaiana, aconteceu a 42ª Romaria da Terra do Rio grande do Sul. Leia a Carta que foi publicada ao final da Romaria

42a ROMARIA DA TERRA DO RIO GRANDE DO SUL 
Alimentação saudável: Identidade, resistência, direitos “Para que todos tenham vida” (Jo 10,10) 
CARTA AO POVO DE DEUS 
Nós, romeiras e romeiros, discípulos missionários de Jesus de Nazaré e do seu Reino, presentes na 42a Romaria da Terra, neste dia 5 de março de 2019, no Assentamento Conquista da Luta, em Itacurubi / RS, saudamos a você e sua comunidade e partilhamos o que vimos, vivemos e assumimos neste dia marcante de reflexão, celebração e esperança. 
São 42 anos de Romarias da Terra e 14 anos de Acampamento da Juventude. Muitos são os caminhos percorridos. Inspirados por mulheres e homens, mártires no campo e na cidade, como o Índio Sepé Tiaraju e os 1500 irmãos indígenas, desde a Fronteira, marcada pelo latifúndio, somos o Povo de Deus em busca da Terra Prometida (cf. Gn 12,7). 
Com a Colegiada da CPT/RS, a Diocese de Uruguaiana, a Paróquia Santa Terezinha, a Prefeitura de Itacurubi, o Assentamento Conquista da Luta, fizemos um processo de construção coletiva e participada da Romaria da Terra. O tema – Alimentação Saudável: identidade, resistência e direitos – foi escolhido porque: a) muito nos preocupa o uso indiscriminado de agrotóxicos e o monopólio do agronegócio; b) aumentam as doenças decorrentes de um consumo de alimentos não saudáveis; c) queremos despertar a necessidade de diversificar a produção; d) é urgente e necessário cuidar de nossa casa comum. 
O 14o Acampamento da Juventude reafirma a importância deste espaço como lugar de troca de experiências, em vista da evangelização, da resistência e do engajamento sócio- político. Sabemos que é fundamental refletir as temáticas das Romarias da Terra, valorizando a integração dos movimentos sociais e a Igreja. Diante disso, desejamos que o Acampamento seja fortalecido, pois “para que todos tenham vida” (Jo 10,10), é importante firmar a identidade da juventude, respeitar nossas diversidades e garantir os direitos dos trabalhadores. 
Nesta 42a Romaria da Terra, com os jovens do Acampamento, na caminhada penitencial, nas Celebrações, nos pronunciamentos, com vigor e profecia, reafirmamos: 
- a produção e consumo de alimentos agroecológicos e orgânicos; 
- o uso de sementes crioulas; - o cuidado com a biodiversidade; 
- o estímulo ao remanejo do solo; 
- a organização coletiva e cooperativa dos pequenos agricultores; - a necessidade da realização da Reforma Agrária; 
- o direito de organização, mobilização e expressão dos grupos sociais; 
- o trabalho ecumênico e inter-religioso. 

“Nenhuma FAMÍLIA SEM CASA; Nenhum CAMPONÊS SEM TERRA; Nenhum TRABALHADOR SEM DIREITOS” (Papa Francisco) 

Itacurubi, 5 de março de 2019 42a Romaria da Terra e 14o Acampamento da Juventude 
CPT / RS – Diocese de Uruguaiana – CNBB Sul III
Autor: CPT / RS – Diocese de Uruguaiana – CNBB Sul III