Notícias da Espírito Santo -voltar-
Articulação da Pastoral Carcerária
Créditos foto: Pe. Roque Hammes Full Width Post Format
Já com os olhos voltadas para a Campanha da Fraternidade de 2019 – Fraternidade e Políticas Públicas – que tem como lema: “Serás libertado pelo direito e pela justiça” (Is 1,27), reuniram-se os representantes da Pastoral Carcerária de Arroio do Meio, Lajeado, Venâncio Aires, Santa Cruz do Sul e Encruzilhada do Sul junto com a Coordenação Diocesana de Pastoral e o bispo Dom Aloísio Dilli para mais uma reunião de articulação da Pastoral Carcerária na Diocese de Santa Cruz do Sul. Esteve também presente o Pe. Edinho de São Leopoldo, que coordena a Pastoral no Regional. Na parte da manhã, Pe. Edinho (Edson André Cunha Tomasin) já havia feito um trabalho com os seminaristas do Seminário Propedêutico em Linha Santa Cruz.
Após a oração, Professor Adalberto Koch (coordenador da Pastoral Carcerária na Diocese) fez um relato do que foi a Assembleia Regional da Pastoral Carcerária acontecida em setembro. A partir daí relataram-se os trabalhos que estão sendo feitos nos presídios da região, com destaque para a importância da organização dos Conselhos Comunitários. Apareceram também as preocupações em relação ao futuro do trabalho diante do novo quadro político que está se desenhando.
Nos dias 18 e 19 de maio de 2019 acontecerá um curso de formação para os agentes da Pastoral Carcerária na Província Eclesiástica de Santa Maria. É importante que os agentes da Pastoral se organizem para participar deste curso. Além disso, a coordenação regional se dispõe a coordenar cursos sobre “Justiça Restaurativa em vista de uma Cultura de Paz” nas regiões, com a duração de 40 horas aula. O agendamento deve ser feito com a coordenação estadual da Pastoral Carcerária.
Autor: Pe. Roque Hammes