Notícias da São Sebastião Mártir -voltar-
Envio e Visitação das Bandeiras de São Sebastião
Créditos foto: PASCOM/PSSM Full Width Post Format
A visita da Bandeira de São Sebastião já tem história em Venâncio Aires, são 60 anos de tradição e fé. No Livro Tombo da Paróquia São Sebastião Mártir consta que “em 1958 há registro da visita da Bandeira de São Sebastião nas casas dos paroquianos”. A Visita das Bandeiras tem por objetivo levar a Bênção de Deus por meio de São Sebastião às casas, famílias, aos estabelecimentos comerciais, às indústrias e em meio às plantações e colheitas.
As Bandeiras são preparadas com muito zelo e carinho pelo Apostolado da Oração, e abençoadas no dia do Envio do padroeiro, 26 de dezembro, para a Peregrinação nas 32 Comunidades. São 230 Bandeiras na cor vermelha, e com detalhes verdes, lembrando o martírio de São Sebastião e o seu testemunho de fé que faz crescer a esperança e a coragem de servir a Deus.
Até 2011 as Bandeiras visitavam somente a cidade, mas com as solicitações das Comunidades do interior a Bandeira também foi estendida às 15 Comunidades do interior da Paróquia.
O Envio das Bandeiras aconteceu no dia 26 de dezembro de 2017, na Santa Missa das 18 horas na Igreja Matriz, e daí partiram em missão para visitar e levar a Bênção de Deus a toda a cidade e às Comunidades do interior, por meio das Zeladoras das Capelinhas e dos Ministros.
As pessoas recebem a Bandeira e a conduzem por toda a casa e por toda a propriedade da família e por meio do sinal da Cruz invocam a bênção divina, sob a intercessão de São Sebastião, protetor conta os males da guerra, da peste e da fome. Ao final da visitação e bênção cada casa ou estabelecimento pode fazer sua oferta de gratidão a Deus pela visita e bênção, a qual será revertida em missão de evangelização por meio da Festa de São Sebastião. Se em sua casa, indústria ou comércio ainda não chegou a Bandeira entre em contato com a zeladora da Capelinha ou com a liderança de sua Comunidade.
É nosso desejo que nenhuma casa, estabelecimento comercial ou industrial fique sem a visita da Bandeira e a bênção de Deus sob a intercessão de São Sebastião.
Autor: Pe. Beto Konzen