Notícias da Catedral São João Batista -voltar-
X Encontro Mundial das Famílias reúne 450 pessoas em Santa Cruz do Sul
Full Width Post Format
A Igreja Católica celebrou entre os dias 22 e 26 de junho, o X Encontro Mundial das Famílias. Com o tema “O amor em família: vocação e caminho de santidade”. De forma inédita e multicêntrica, as iniciativas foram globais nas dioceses, análogas às que, ao mesmo tempo, se fizeram presentes em Roma, oportunizando para que mais famílias pudessem participar.
Na Diocese de Santa Cruz do Sul, atividades foram realizadas nas 51 Paróquias com o envolvimento das famílias na Liturgia e celebração da missa, e também fazendo a leitura da Carta do Bispo aos demais. Em algumas paróquias foram realizados momentos de formação, envolvendo casais, jovens e crianças com a temática sobre a família.
O encerramento ocorreu neste domingo, 26, em Santa Cruz do Sul. Cerca de 450 pessoas de toda a Diocese participaram. A programação teve início às 9 horas com Acolhida das famílias na Catedral São João Batista, seguida de missa presidida pelo Bispo Diocesano Dom Aloísio Alberto Dilli. Em sua homilia, Dom Aloísio saudou as famílias em nome da grande família diocesana, que louva e agradece a Deus. 
“A Igreja sempre deu grande valor à família, considerando-a “patrimônio da humanidade, um dos tesouros mais preciosos dos nossos povos. E, estamos em tempos muito difíceis onde as relações humanas estão complicadas e certamente a solução está na nossa família. A família é a base do nosso relacionamento humano”, disse. 
Após, os fiéis seguiram para o Colégio Marista São Luís. No local, foram divididos em grupos: crianças, jovens e adultos, para o Momento de Formação. Depois do almoço, no Salão Comunitário São João Batista, teve apresentação de teatro no Auditório do Colégio São Luís e atividades de integração. Além de oportunidade de aconselhamento (individual). 
Às 15h10min, teve início a procissão pelas principais ruas da cidade. Em um momento de cantoria, reza e agradecimento pelo dia e pela família. Após, houve Bênção e Envio em frente à Catedral São João Batista.

A importância da Família

O X Encontro Mundial das Famílias foi um momento de rezar e mostrar ao mundo que a Igreja é um organismo vivo, integrado ao povo e suas realidades familiares. É com este pensamento, que o casal de aposentados, Silvino Huppes e Maria Eldler Huppes, da Paróquia São Cristóvão de Lajeado, enfatizam a importância de resgatar os valores da família e repassá-los aos filhos.
“Nós sempre tivemos o costume de rezar na mesa, antes das refeições. E quando os filhos eram pequenos eu sempre passava de quarto em quarto para rezar com eles. E na medida que cresciam, criamos um vínculo, e além de rezar eles também contavam suas preocupações. Buscavam em nós, o abrigo necessário”, conta Maria que tem três filhos, três netos e mais um neto que vai nascer nos próximos meses. 
Para a engenheira química, Carolina Fonseca Kornelius e o marido, o médico veterinário, Vilson Benedito da Silva Jr, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, também de Lajeado, a família começou dentro da Igreja e agora os laços só se fortalecem. O casal se conheceu em um Grupo de Jovens em São Leopoldo, e constituiu uma família. Há dois anos, ingressaram na Pastoral Familiar Diocesana, e também querem que as filhas sigam a mesma caminhada de fé.
“A gente sente que Deus está presente em todos os lugares, principalmente na família e a fé é a coisa mais importante que devemos ter. Queremos que nossas filhas cresçam e sigam os nossos passos”, comenta Carolina. 
O casal é pai das gêmeas Gianna e Maria Clara, de 5 anos e aguarda a chegada da pequena Isabela, de 27 semanas de gestação. É na família que a pessoa “descobre os motivos e o caminho para pertencer à família de Deus” (n. 118).
Autor: Rosibel Fagundes