Artigos e Notícias -voltar-
Por que 5 de junho é o Dia da Ecologia?
Créditos foto: Arquivo EMATER Arroio do Meio Full Width Post Format
Desde pequenos fomos acostumados com um calendário repleto de datas comemorativas. A maioria das vezes, no entanto, não sabemos a origem da escolha daquele dia para a comemoração. Por que se comemora o dia do meio ambiente no dia 5 de junho? Essa data é comemorada só no Brasil?
Quem designou a data foi a Organização das Nações Unidas (ONU) quando tomou consciência que o ser humano pode acabar com a vida no planeta. Esta data foi escolhida porque recorda o dia de abertura da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano que ocorreu em Estocolmo em 1972 e que culminou com a criação do Programa das Nações Unidas para o Ambiente. Numa resolução de 15 de Dezembro de 1972, a Assembléia Geral da ONU designou o dia 5 de Junho como o Dia Mundial do Meio Ambiente, a fim de sensibilizar a opinião pública para a necessidade de proteger a natureza e todos os anos celebrar e refletir sobre o assunto. Neste ano, por exemplo, o tema escolhido foi Acabe com a poluição plástica, enfocando os problemas causados pelo mau uso do plástico e o destino dos resíduos. 
No Brasil, foi a partir de 1981 que o Governo implantou o dia do meio ambiente nessa data. Ela já está plenamente aceita em nosso meio, tanto que já se fala em “semana” do meio ambiente, ou seja, os dias que precedem e sucedem o 5 de junho são também utilizados para serem realizadas ações a favor da Ecologia na sociedade. 
Costumo dizer que a semana do meio ambiente é a ideal para realizar os tradicionais plantios de árvores. Isso porque, o outono é uma época propícia para isso. Bem ao contrário é o dia da árvore comemorado dia 20 de setembro, no início de primavera e que, portanto, não é indicado para o plantio de árvores. Para um trabalho de educação ambiental sugiro que plantemos árvores no dia do meio ambiente (quanto mais, melhor) e deixemos o dia da árvore para visitá-las, fazer algum manejo, adubar, roçar etc. Assim conjugamos duas datas importantes e podemos melhorar o acervo florestal em nossas cidades. E, o mais importante, evitar plantios de aparência, aqueles do faz de conta, onde, por vezes, mudas são plantadas nos mesmos espaços de ano anterior...
A terra continua gemendo em dores de parto para o nascimento de uma consciência ambiental, através de práticas cotidianas, planos e medidas concretas de defesa ambiental. Também, a nossa sensibilização e a dos nossos “colegas de planeta” precisa de continuidade. Refletir e fazer algo pela natureza no dia do meio ambiente é, de fato, importante. Mas com a devida clareza que isso não terá nenhum sentido se não estiver associado às práticas dos outros 364 dias do ano.
Autor: Eng. Agrôn. André Michel Müller