Notícias da São Sebastião Mártir -voltar-
Trezena trará reflexões sobre a Crisma
Créditos foto: Pascom/PSSM Full Width Post Format

Na próxima quinta-feira, dia 08 de outubro, inicia a Trezena em honra à São Sebastião Mártir, padroeiro da Paróquia e do município de Venâncio Aires. A missa inicia às 19h30min na igreja matriz. Serão 13 noites para pedir a intercessão de São Sebastião, sobretudo, pelo fim da pandemia. A Trezena prepara espiritualmente a Festa de São Sebastião que chega a sua 145ª edição em janeiro de 2021. A trezena é voltada para a evangelização e o envolvimento da cidade na preparação da festa. De todas as comunidades é a peregrinação que faz esta função.

O lema deste ano: “Confirmados na fé e enviados em missão, seguimos animados com São Sebastião”, escolhido pelos devotos em enquete online, refletirá sobre o sacramento da Crisma ou Confirmação, a ação do Espírito Santo na vida do cristão e os dons por Ele concedidos.

Deve-se seguir os protocolos e os cuidados necessários para evitar o contágio do coronavírus, por isso, para participar é preciso fazer inscrição. Cada semana deve ser feita nova inscrição, sempre a partir das sextas-feiras. A distribuição dos pãezinhos abençoados e a benção da saúde serão mantidas. São Sebastião é invocado contra a peste, a fome e a guerra.

 

Confira os temas e os pregadores de cada noite:

 

08/10/2020 => São Sebastião e sua fé em Jesus Cristo (Casais Festeiros de São Sebastião – Pe. Rodrigo Eduardo Hillesheim)

15/10/2020 => São Sebastião e sua missão de cristão no século III. O devoto de São Sebastião e sua missão no século XXI (Catequese de Crisma – Pe. Mário Sündermann).

22/10/2020 => São Sebastião confirmou sua fé no martírio. O devoto confirma sua fé na vida de crismado (Movimento de Cursilho – Pe. Roni Fengler).

29/10/2020 => São Sebastião teve boa oferta do imperador para negar a fé e não aceitou. Quais são as ofertas aos devotos para negar ou negligenciar a fé? (Pastoral do Batismo e Comunicação – Pe. Paulo Mayer).

05/11/2020 => São Sebastião evangelizou no exército e recebia força na comunidade. Como os crismados e os jovens alimentam a fé? (Apostolado da Oração e Movimento de Schöenstatt – Pe. Ezequiel Perin).

12/11/2020 => Enviados em missão: Crisma é o sacramento da maturidade cristã. Como evangelizar no meio urbano: fábricas, comércio, escolas, serviços? (Catequese de Eucaristia – Pe. Leandro José Lopes).

19/11/2020 => Enviados em missão, como estar cheio do Espírito Santo em meio a pandemia, a depressão, ao comodismo e ser “Igreja em saída” do Papa Francisco? (Pastoral Vocacional e Coroinhas – Pe. Marcelo Carlesso).                

26/11/2020 => Enviados em missão: Como estar cheio do Espírito Santo em meio a pandemia, a depressão, o comodismo e encontrar o “sair de casa” (Centro Promocional João XXIII). Dia de Ação de Graças: cada um traz a sua oferta diante do altar do Senhor em sinal de gratidão.

03/12/2020 => Seguimos animados com São Sebastião: na fé, na coragem e na alegria (Ministros – Pe. Fabrício Niederle).

10/12/2020 => Seguimos animados com São Sebastião: no sofrimento e no desejo de um mundo novo (Pastoral Familiar – Pe. Aldo José da Silveira).

17/12/2020 => Seguimos animados por São Sebastião: na diversidade de dons e carismas com o Espírito Santo do Senhor que está sobre os crismados (Renovação Carismática Católica – Pe. Rafael Stein).

07/01/2021 => Com a força do Espírito Santo, São Sebastião foi fiel a Jesus Cristo até o martírio (Grupos de Jovens – Pe. Felipe Bernardon).

14/01/2021 => São Sebastião Mártir: é festa na Paróquia (Conselho Administrativo da Paróquia – Pe. Zeno Graeff). Benção: Voluntários da Festa.

Autor: Equipe de Padres