Notícias da São Sebastião Mártir -voltar-
NOTA DA PARÓQUIA SÃO SEBASTIÃO MÁRTIR
Full Width Post Format

Tendo em vista a prevenção do contágio pelo Coronavírus

Diante do quadro causado pelo coronavirus (covid-19), definido como uma pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e tendo presente as orientações da Secretaria Municipal da Saúde, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e das orientações dadas pelo bispo diocesano Dom Aloísio Alberto Dilli à Diocese de Santa Cruz do Sul, no dia 16 de março, para a nossa realidade paroquial determinamos o seguinte:

1. Estão suspensos os encontros de maior aglomeração para os próximos 30 dias, seguindo as orientações da Secretaria Municipal da Saúde, podendo ser, posteriormente, cancelados alguns.
2. O Conselho Paroquial de Evangelização, instrumento de comunhão paroquial, será remarcado em data oportuna. Em vista disso, algumas decisões poderão ficar restritas a equipe de padres.
3. Os encontros de catequese de Eucaristia, Crisma e Adultos estão suspensos, em todas as comunidades, por tempo indeterminado.
4. As missas e celebrações nas comunidades estão canceladas até que a situação volte à normalidade.
5. Serão mantidas as missas na igreja matriz de terças (18h15min), quintas (19h30min) e primeira sextas-feiras do mês (18h15min), tomando todas as precauções para evitar o contágio.
a) As missas de quartas-feiras ao meio dia estão suspensas.
b) As missas do final de semana passarão a ser transmitidas via redes sociais, inclusive, a missa de domingo de manhã, que é transmitida pela rádio.
c) As missas dos finais de semana acontecerão sem a assembleia e restritas as equipes litúrgicas.
6. As orientações para as celebrações da Semana Santa serão divulgadas mais próximos a data de sua realização.
7. A igreja matriz ficará aberta, como de costume, para oração dos fiéis. Neste tempo de emergência devemos intensificar nossas orações. Lembramos que a água benta em recipientes de contato comum foi retirada e, como medida de prevenção, foi colocado álcool-gel em vários lugares da Igreja.
8. As celebrações de batismo sejam realizadas individualmente na matriz e nas comunidades em horários a serem agendados na secretaria da Paróquia. A preparação dos pais e padrinhos nas casas continuam normalmente.
9. Casamentos sejam mantidos conforme a agenda com número reduzido de pessoas.
10. O atendimento do padre será mantido, tomando as devidas precauções e medidas individuais. A secretaria estará em atendimento normal, seguindo as exigências vigentes, evitando acúmulo de pessoas.
11. As celebrações de exéquias serão realizadas diretamente no cemitério e restritas aos familiares.
12. As galinhadas e festas das comunidades estão suspensas pelos próximos 30 dias.
13. Visitas ao hospital sejam realizadas somente em casos de necessidade, quando solicitadas pelos enfermos ou familiares, seguindo as orientações da instituição hospitalar.
14. As visitas aos enfermos nas casas em preparação para a Páscoa serão realizadas somente em casos de emergência mediante solicitação, com as devidas precauções.
15. Sem deixar de atender as necessidades dos pobres, sejam restritos o acesso ao João XXIII e evite-se a aglomeração de pessoas. O atendimento será somente na parte da manhã.
16. Estão suspensas as atividades semanais das Damas da Caridade. Trabalhos manuais devem ser organizados de modo que os voluntários possam realizá-los em casa.

Estas orientações indicam o caminho a seguir em toda nossa Paróquia podendo ser alteradas no caso de cessar a pandemia ou em situação de maior gravidade. Por intercessão de São Sebastião, protetor contra a epidemia, a peste, a fome e a guerra, o Senhor nos ajude a superarmos o momento que estamos atravessando.

Equipe de padres, diáconos, conselho paroquial, funcionários e membros leigos de movimentos e pastorais da Paróquia São Sebastião Mártir

Venâncio Aires, 17 de março de 2020

Autor: PASCOM