Notícias da São Sebastião Mártir -voltar-
Venâncio Aires celebra 144ª Festa de São Sebastião Mártir
Créditos foto: Bruna Oliveira / Grupo RVA Full Width Post Format
A maior e mais antiga festa religiosa da Diocese de Santa Cruz do Sul movimenta a cidade de Venâncio Aires durante o mês de janeiro. No dia 27 de dezembro iniciaram as missas com a peregrinação da imagem do Santo Padroeiro São Sebastião Mártir pelas comunidades da paróquia. Na sexta-feira, dia 17 de janeiro, a imagem volta para a Igreja Matriz onde haverá missa às 20 horas, seguida de galinhada e festa no pavilhão da comunidade. No sábado acontecerá o encontro da terceira idade, começando com a missa às 10 horas, seguido de almoço e música. Às 18 horas haverá outra missa, seguida de galinhada e animação musical. Domingo, dia 19, a programação inicia às 10 horas com missa na Igreja Matriz, seguida de festejos populares no pavilhão da comunidade até a madrugada da segunda-feira. O grande dia da festa será segunda-feira, dia 20 de janeiro, quando é feriado no município de Venâncio Aires. Haverá missa às 10 horas, seguida de almoço no pavilhão. Às 17 horas acontecerá a Missa Campal presidida por Dom Aloísio Dilli, seguida da procissão pelas ruas centrais da cidade e bênção da saúde. As 23 horas acontecerá o sorteio da Ação entre amigos que tem 40 prêmios. O encerramento está previsto para a meia noite.
A afluência de público é grande em todos os dias da festa. Indiscutivelmente, porém, a maior afluência acontece no dia 20, quando fica difícil de se locomover no pavilhão de festas. É também o dia em que milhares de pessoas se reúnem no centro da cidade para a grande procissão em homenagem ao padroeiro São Sebastião Mártir.
O tema da 144ª Festa de São Sebastião Mártir, refletido nas 13 celebrações das quintas-feiras que antecedem a festa, é: “Na eucaristia somos povo em comunhão, a exemplo de São Sebastião”. As celebrações durante os dias da festa e a procissão do dia 20 também tem este foco.
A festa é grande por causa da tradição de 144 anos, da fé do povo, mas também por causa dos casais festeiros. Nesta edição, são três os casais que, junto com suas famílias, tomaram a peito a preparação da festa:  Décio Luís Wagner e Sandra Beatriz Berté Wagner; Artur José Alves e Maria Cristina Alves; Márcio Klock e Lisete Klock.
Autor: Pe. Roque Hammes