Notícias da São Sebastião Mártir -voltar-
Assembleia de Evangelização aponta caminhos para 2018
Créditos foto: PASCOM/PSSM Full Width Post Format
No dia 24 de novembro de 2017 das 19h30min até as 22h15min, no Centro de Evangelização, aconteceu a Assembleia Paroquial de Evangelização, reunindo 160 lideranças das 32 Comunidades e das 20 pastorais, serviços e movimentos da Paróquia. Pe. Marcelo fez abertura e oração inicial. O presidente do Conselho Administrativo Paroquial, Elmo Fengler, saudou a todos. André Henckes fez a apresentação das Comunidades e lideranças, com destaque para 100% de presença das 32 Comunidades. Pe Beto agradeceu a presença de todos e apresentou os assuntos a serem tratados: Avaliar o ano de Evangelização de 2017; Prioridades para o ano de 2018; Evangelização sobre o Dízimo; Calendário de festas; Momento Vocacional e Informações diversas. Após passou a palavra à Pe. Marcelo que apresentou uma retrospectiva de 2017 em que foi possível ver o quão intenso foi o ano, especialmente na Evangelização, com muitos cursos de formação, encontros, reuniões, visitas, serviços de pastorais e movimentos dando enfoque à Iniciação à Vida Cristã, como também as reformas e melhorais no pavilhão, na Igreja, na iluminação e nas calçadas.
Pe. Marcelo, ainda lembrou que em 2018 a Diocese de Santa Cruz do Sul dará início a uma ampla divulgação e motivação sobre o Sacramento do Batismo, mais na linha conscientização sobre o valor e importância do batismo para cada cristão. A paróquia São Sebastião precisa abraçar junto esta caminhada que a Diocese propõe. Pe. Beto falou sobre a necessidade paroquial de evangelização, esclarecimento e motivação no que se refere ao Dízimo. Apresentou dois folders explicativos sobre o Dízimo Católico. Em grupos foi discutido
Pe. Beto solicitou que, em grupos de até cinco pessoas refletíssemos sobre duas prioridades que devemos abraçar como Igreja em 2018. Foram definidos como prioridades: BATISMO: assumir um olhar mais profundo sobre o Batismo, trabalhando amplamente em todos os aspectos e sentidos em sintonia com o que nos pede a Diocese de Santa Cruz do Sul; e DÍZIMO: com uma caminhada de formação, conscientização, esclarecimentos, espiritualidade e visitação. A Paróquia concluirá os dois folders a serem usados em 2018 em todas as instâncias da Paróquia. Em seguida foi elaborado o Calendário Paroquial de Festas que logo mais será divulgado.
No momento vocacional, os seminaristas do Seminário Dom Alberto se apresentaram: Rodrigo Hillesheim, Gianmara (do Haiti), Giovane Gonçalves (de Putinga), André Alves (de Lajeado) e Antônio dos Santos (de Palanque - Venâncio Aires), assim como o Reitor do Seminário Maior Dom Alberto, Pe. Roni Fengler. Em seguida Rodrigo Hillesheim, apresentou um vídeo com histórico de sua vida e caminhada religiosa.  Pe. Beto reforçou o convite para a Ordenação Diaconal de Rodrigo no dia 08 de dezembro às 19h30min, na Igreja Matriz São Sebastião Mártir. Salientou que o Rodrigo poderia ter escolhido qualquer outro local para sua ordenação, e como nós fomos os escolhidos temos o dever e o compromisso de prestigiá-lo. Após a ordenação será servida galinhada ao valor de R$ 9,00.
Pe. Beto falou sobre o presépio que será montado no gramado da Igreja, na esquina da Travessa São Sebastião com a Osvaldo Aranha. Será um espaço de evangelização e catequese, para nos lembrarmos e entendermos que antes de qualquer coisa o Natal é Jesus Cristo, e Sua presença amorosa em nosso meio. Falou também sobre os encontros de Natal nos grupos, temos um belo material para fazer os encontros de família, de vizinhos.
Paulo Adriano e Elmo, falaram sobre a festa de 2018, onde tudo está bem encaminhado, a Trezena está com ótima participação, os coordenadores de equipes já estão sendo contatados. Elmo reforçou a importância da comercialização da Ação entre Amigos e pediu empenho aos presentes. Pe. Beto lembrou que os recursos da festa de 2018 serão investidos, principalmente, na Evangelização e nas obras de reforma da Igreja Matriz, especialmente na troca dos bancos da Igreja e iluminação das torres.
Pe Marcelo, juntamente com Pe. Beto e Pe. Aldo, anunciaram que a partir de 2018 teremos mais um Diácono Permanente. No dia 27 de abril, às 19h30min será ordenado Diácono Permanente Ricardo Gerhard. Ricardo agradeceu e pediu orações de todos.
Nova Coordenação Paroquial da Pastoral da Juventude é formada por: Paloma, Gilmar, Alessandra Justen, Felipe, Eduarda e Andressa, terão ainda o auxílio do casal Alex e Tatiana Nicolini.
Para tratar das questões administrativas, financeiras e regularização das áreas ficou marcado um novo encontro com os Conselhos de Administração para o dia 05 de abril de 2018, às 19h30min, no Centro de Evangelização.
No dia 16 de março de 2018 teremos o próximo Conselho de Evangelização tratando: ações práticas sobre o Batismo e o Dízimo e o fortalecimento da visitação nas Comunidades.
Autor: Paulo Adriano Fagundes - Secretário da Assembleia